O bloqueio de tela é um recurso para a segurança dos celulares Android. Ele impede que pessoas não autorizadas acessem o dispositivo, pois é preciso indicar uma senha para se chegar à tela inicial.
Tipos de bloqueio de tela
Existem diferentes tipos de bloqueio de tela. Os mais simples estão presentes em praticamente todos os smartphones, enquanto outros, como reconhecimento facial e impressão digital estão disponíveis apenas em celulares mais modernos:
Padrão: é o método mais usado nos smartphones Android, só existe nesse sistema operacional e é considerado seguro. Porém, se você errar o padrão várias vezes, deve aguardar alguns minutos até poder desenhá-lo novamente. Caso isso se repita, o sistema pode bloquear o celular por completo, o que exigirá sua formatação.
Código PIN: é uma sequência de quatro algarismos. O PIN é muito difícil de ser quebrado, levando em conta a quantidade de combinações possíveis. Contudo, ele também pode ser utilizado junto a outro método para complementar a proteção.
Senha: é o método mais antigo e um dos mais seguros. Porém, é preciso criar uma senha forte, combinando números, letras e símbolos. Alguns modelos exigem caracteres especiais, por exemplo, aumentando a proteção.
Impressão digital: já incorporada em smartphones intermediários, é cada vez mais usada como meio de desbloqueio. Porém, ela não é 100% eficaz, pois podem ocorrer erros de reconhecimento, impedindo o próprio usuário de acessar seu smartphone. Por isso, o melhor é usá-lo juntamente a um método tradicional.
Reconhecimento facial: essa opção, assim como outras como leitura de íris e reconhecimento de voz, são exclusivos de smartphones modernos e certamente os mais seguros, uma vez que não haverá nenhuma possibilidade de outra pessoa acessar seu celular.
Dos modos de bloqueio de tela, o PIN é um dos mais usados e negligenciados, porque os usuários utilizam senhas simples como “1234” ou a data de nascimento. Não só evite isso, como combine modos de desbloqueio de tela avançados (digitais, reconhecimento facial, leitura de íris) com outros mais seguros, como senha ou padrão de desenho.